Home MAIS PAIC PADIN
PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL - PADIN


PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL - PADIN

Cuidar e educar, de forma indissociáveis, às crianças pequenas
por meio do fortalecimento dos vínculos familiares

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará, através da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios - COPEM, criou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – PADIN, no ano de 2014, dentro de uma concepção de gestão voltada para o desenvolvimento social, com planejamento elaborado e executado através de ações articuladas de promoção da criança enquanto sujeito de direitos. Este Programa tem como objetivo geral a formação de competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social e cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais das crianças de 0 a 3 anos de idade, por meio das brincadeiras e da interação com os adultos e jovens, bem como a formação de professores para o cuidar e o educar de forma indissociável às suas crianças e assim contribuir para a diminuição das desigualdades sociais na Primeira Infância.

Assim, serão realizadas visitas domiciliares e encontros comunitários para o acompanhamento e orientação dos pais e/ou os cuidadores (pessoas que passam mais tempo com a criança – por exemplo, irmãos, tios ou avós). As visitas domiciliares serão realizadas por professores denominados Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADI) e pelos supervisores, de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento da criança.

O PADIN será implementado em 2017 e inicialmente contemplará 36 (trinta e seis) municípios (Fortaleza, Miraíma, Itatira, Choró, Amontada, Trairi, Capistrano, Boa Viagem, Tururu, Itapiúna, Granja, Morrinhos, Uruoca, Croatá, Itarema, Barroquinha, Martinópole, Viçosa do Ceará, Santana do Acaraú, Graça, Moraújo, Mucambo, Irauçuba, Reriutaba, Pereiro Ipaporanga, Tamboril, Novo Oriente, Poranga, Aiuaba, Ararendá, Ipueiras, Quiterianópolis, Araripe, Santana do Cariri, Salitre e Tarrafas).

A SEDUC, através de referências didáticas e dos cursos ministrados, pretende-se fortalecer as competências técnicas dos participantes deste Programa nos municípios, realizará a formação dos colaboradores citados anteriormente e entregará os módulos didáticos pedagógicos, uma coleção que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – PADIN. Espera-se que com as orientações desses módulos didáticos pedagógicos, as famílias percebam que o cotidiano das crianças, seja em casa, na comunidade, nos espaços culturais, nos espaços de lazer e nas instituições infantis, possibilitam inúmeras descobertas.

Sendo assim, as crianças manifestarão seus interesses, criatividade, ludicidade, liberdade de expressão, desejos e curiosidades, fortalecendo a autoestima, o desenvolvimento das múltiplas linguagens, seus vínculos afetivos e a descoberta da solidariedade.


Módulos Didáticos Pedagógicos do PADIN

O Programa

MÓDULO 01: Formação Técnico Pedagógica

MÓDULO 02: Atividades do Programa

MÓDULO 03: Guia para os Pais


Conheça a equipe do PADIN


Que esta ação ganhe vida para que milhares de famílias sejam protegidas e
suas crianças cuidadas e educadas com prioridade ABSOLUTA!

 

GT/PADIN- Eixo de Educação Infantil – COPEM/SEDUC


 

Revista do Mês